domingo, 30 de junho de 2013

Brasil 3 X 0 Espanha
11 jogadores do Barcelona em campo. E mais um em negociação!
Valdés, Jordi Alba, Piqué, Busquets, Iniesta, Xavi, Cesc, Pedro e Villa, pela Espanha.
Neymar e Daniel Alves pelo Brasil. Além do atual sonho de consumo do Barça, Thiago Silva, em negociações.
Será que é uma Empresa de Futebol?

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Protesto Limpo em Aracaju 

 Publicado em www.eugenioramos.aju.br

A PM estava a postos, até de helicópteros, pelotões de cavalaria e motos além da 3ª Cia/BP Choque, com cães das raças Rottweiler, Pastor Alemão, Pastor Belga e Malinois. E não houve enfrentamento, quebra-quebra, bombas – nem sequer os famosos fogos juninos, tão tradicionais nesta época, nesta Capital do Forró!
Saiu no G1/SE:
“... Cerca de 20 mil manifestantes se reuniram no fim da tarde desta quinta-feira (20-jun-2013) na Praça Fausto Cardoso, no Centro de Aracaju, para se juntar ao protesto que iniciou na semana passada em São Paulo... Eles seguiram para protestar em frente à Assembleia Legislativa de Sergipe de forma pacífica e depois se dividiram em dois grupos. Um seguiu em direção ao Centro Comercial e o outro fechou o trânsito da Avenida Beira Mar, uma das mais importantes de Aracaju... Os motivos: a qualidade no transporte público, fim do favorecimento aos donos das empresas de ônibus, passe livre, melhoria na saúde e educação, fim da violência policial, da corrupção e eficácia nos gastos nas obras da Copa do Mundo... g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2013/06”
A Polícia não precisou intervir nem mesmo quando alguns estudantes da UFS queimaram um colchão velho no terminal de ônibus do Distrito Industrial e aproveitado para saquear um caminhão de cervejas e Coca-Cola (estavam com sede, furto famélico, né?). Pra não dizer que não houve nada de errado, 4 moleques foram apreendidos por tentar saquear um supermercado. Adolescentes, bêbados, ECA...

Tudo pacificamente, dentro da Lei e da Ordem. Muito mais tranquilo que dia de jogo entre Sergipe e Confiança. Muito mais organizadamente que em Pré Caju, a prévia de Carnaval mais conhecida do Brasil, festa cuidadosamente preparada durante o ano todo, há mais de 20 anos.Mas o que me chamou a atenção foi que à noite, quando saí de moto para comprar cigarros, apesar de uma leve garoa, a cidade estava LIMPA! Não havia latas, copos, papéis, nem cheiro de xixi...

Acostumado a ver a sujeira deixada pelos torcedores na saída do Estádio Batistão, que fica na minha rua, estranhei a limpeza assim que tirei minha moto da garagem. Então resolvi dar uma volta pela cidade e conferir.

A cidade estava limpa, mesmo. Principalmente no trajeto da passeata. Ainda não tinham passado os caminhões de coleta regular de lixo e os sacos azuis estavam intactos, nas calçadas.

Fica uma pergunta, antes de elogiar: será que minha gente está tão civilizada ou a Prefeitura está tão eficiente?

De qualquer maneira, fiquei orgulhoso de morar aqui. De ser gente dessa gente. De ver que, pelo menos hoje, meus impostos foram bem usados – pelo Governo Estadual, com a PM pronta, mas respeitosa aos contribuintes e os Direitos Coletivos; pela Prefeitura de Aracaju, com a limpeza da cidade - prevenção sanitária nesta época altamente suscetível à leptospirose além, do acompanhamento inédito de ambulâncias durante o percurso.

Vale lembrar que o Governador e o Prefeito estavam no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Parece que, em Sergipe, vice manda mesmo. Que bom. Tomara que entendam o recado do povo, também.

Aí o país não vai mais parar pra reclamar contra a má qualidade no transporte público, contra o caos na Saúde Pública e na Educação, nem da violência policial ou da ineficiência contra o banditismo. A nossa Economia pode voltar crescer sem as rédeas “mantegárias” e a inflação não voltará a nos assustar.

E, se não for pedir muito, o povo não verá mais a costumeira ineficácia nos gastos nem outros desmandos oficiais – incluídos aí as leis sem sentido como a “Cura-Gay” e a lentidão do Judiciário, grandes incentivadores da impunidade viciosa e conivente com a tradição antidemocrática do corporativismo nobiliárquico e autocrático da corrupção oficial, herdada de D. João VI e sua Corte.

Mas, hoje, estou feliz com a minha terra. Amanhã... Vai ser outro dia. Pelo menos, vai começar com as ruas limpas. Mérito do povo, da Prefeitura, ou de ambos? Ou – piadinha sem graça pra encerrar - será que foi o aparato militar que intimidou os “sujões”?